O protesto foi, esta manhã, em frente à secretaria municipal de Saúde. Um morador, revoltado com atendimento na Unidade de Pronto Atendimento, colocou pneu na calçada de o e ateou fogo. Os bombeiros apagaram. Ele teria se revoltado pela demora na regulagem da sua esposa, que aguarda um procedimento cirúrgico.
A assessoria da prefeitura informou que o protesto está relacionado a paciente que procurou no domingo (18), a UPA Sara Akemi Ichicava, foi atendida e “classificada como vaga zero com necessidade urgente de transferência para ambiente hospitalar, no caso, hospital regional de Sorriso ou outra unidade hospitalar do Estado para procedimento clínico cirúrgico”, que não é feito na UPA. “A paciente deu entrada no Sistema de Regulação como paciente vaga zero e, desde então, os médicos reguladores da UPA vêm acompanhando o caso. Contudo, como a vaga para um ambiente hospitalar ainda não surgiu a paciente encontra-se sob cuidados das equipes de enfermagem e clínica médica da UPA” e que “até a vaga surgir” ficará sob cuidados da equipe.
Só Notícias apurou que a paciente possui um abcesso cutâneo no abdômen decorrente de uma cirurgia anterior há alguns meses e necessita de tratamento cirúrgico para correção. A prefeitura informou que a UPA tem 30 pacientes, 14 esperando transferência e lamentou o protesto em frente à secretaria.
O tenente Inácio da Polícia Militar confirmou que o responsável pelo ato foi detido e conduzido à delegacia. “A equipe localizou ele e fez a prisão dele. Ele estava exaltado, segundo ele, em virtude de problemas de ordem familiar, foi feita contenção e encaminhado à delegacia. Ele fica à disposição da Polícia Civil que vai instaurar o inquérito pertinente aos fatos e, na sequência, encaminhado ao Poder Judiciário.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.