PUBLICIDADE

Tamanduá ferido durante queimadas em MT deverá ser reintroduzido à natureza

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Bandeirinha, como ficou conhecido o Tamanduá macho sobrevivente das queimadas, em setembro do último ano, foi encaminhado pela secretaria estadual Meio Ambiente (Sema) para a Ampara Silvestre, na Transpantaneira, um recinto de adaptação ao ambiente para posterior soltura. O animal, que foi o último a ser regatado em 2024, estava há 8 meses internado e em tratamento clínico, pois apresentava queimaduras de terceiro grau e outros quadros clínicos.

O mamífero, de aproximadamente 11 meses de idade e 16kg, foi destinado para a aclimatação, com a possibilidade de voltar ao habitat natural quando estiver reabilitado. Segundo a médica veterinária responsável pelo tratamento médico, Danielle Ferreira, atualmente o animal  se encontra ativo, alimentando-se e apresentando comportamento de rejeição à presença humana.

O Tamanduá foi encaminhado para o Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso no dia 4 de setembro, onde ou pelas intervenções médicas necessárias durante o período de internação. Durante o tratamento,  foram realizados exames físico, de imagem e hematológicos, que revelaram lesões de pele provocadas por queimadura térmica nos quatro membros, além de quadro clinico sugestivo de pneumonia e infecção bacteriana sistêmica.

A 1ª Companhia da Polícia Militar de Proteção Animal foi chamada para fazer o resgate na MT-251, no posto da Polícia Rodoviária Estadual no dia 1° de setembro. Bandeirinha foi deixado por um brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade informado. Diante da constatação, o resgate foi realizado, com a autorização da Gerência de Fauna da Sema, e o animal encaminhado para o Batalhão de Proteção Animal até ser destinado aos devidos cuidados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: acidente entre 3 motos deixa quatro feridos

A Honda Pop, Honda Biz e Honda Bros colidiram,...

Homem morre após carro atingir ‘barranco’ em rodovia no Nortão

Maikon Alexandre de Pontes, de 30 anos, faleceu após...

Número de turistas estrangeiros em Mato Grosso cresce 19%, aponta Embratur

O turismo internacional em Mato Grosso registrou crescimento no...

Carretas se envolvem em acidente na BR-163 entre Sinop e Itaúba

A Randon semi-reboque e mais duas carretas se envolveram...
PUBLICIDADE