O secretário de Saúde, Erico Stevan, confirmou, hoje, em visita ao Só Notícias, que o governo do Estado transferiu R$ 14,3 milhões para equipar o hospital municipal. “Agora tem a demanda das licitações, como é uma obra que precisa desde utensílios domésticos, equipamentos, até um centro cirúrgico, isso demanda tempo”, “são várias empresas que vão participar das licitações do Brasil todo, então, está andando, mas o mais importante é o dinheiro está na conta já”, afirmou.
Erico disse que 95% das obras estão concluídas e o novo prazo para entrega é de 60 dias, não sendo possível ainda estimar uma data para início de funcionamento. “Pode inaugurar o hospital daqui a 60, daqui a 90, daqui a 120 dias, depende da entrega desses equipamentos. Nós não vamos inaugurar um hospital com falta de responsabilidade, faltando equipamento. Nós temos que ter o hospital equipado para poder atender”, disse.
A lista de equipamentos e mobiliários, a qual Só Notícias teve o, está dividida em 15 categorias que incluem internação adulta, pediátrica e psiquiátrica, ambulatório de especialidade, observação (PA), serviço de apoio ao diagnóstico e terapia, centro cirúrgico, farmácia, central de material esterilizado, necrotério, e serviço de nutrição e dietética. Dentre os itens, serão licitados duas ambulâncias, 70 camas hospitalares, 26 carros macas, 23 cadeiras de rodas e 18 carros de emergência com desfibrilador externo.
O hospital foi planejado para casos de baixa e média complexidade e está sendo construído em uma área de 8 mil m², localizada entre os bairros Menino Jesus e Villa Itália, com 4,2 mil m² de área construída. A unidade terá ambulatório de especialidades, salas de coleta, consultórios, leitos de observação e internação, tomografia, raio-x, endoscopia, ultrassonografia, centro cirúrgico e leitos de recuperação. A ordem de serviço foi dada em dezembro de 2023 e o investimento total para a obra é de mais de R$ 42 milhões.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.