PUBLICIDADE

Estado capacita profissionais de saúde sobre manejo clínico da dengue e vírus similares em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), vinculada à secretaria estadual de Saúde, capacitou 80 médicos e enfermeiros da atenção primária em Lucas do Rio Verde, esta semana, para o correto manejo clínico e análise de risco das arboviroses e de vírus respiratórios. A ação foi solicitada pela prefeitura ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR), coordenado pela SES, devido ao alto número de casos e óbitos por dengue e chikungunya no Estado.

O responsável técnico pelo Cievs, Menandes Alves de Souza Neto, o médico responsável pela Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Roney Dias Damaceno, e a analista de sistemas que atua na Avaliação em Saúde e Emergências em Saúde Pública, Tatiana Helena Belmonte, atuaram nas atividades. “Enquanto no COE os dados são estaduais, aqui a minha apresentação foi focada nos dados específicos de Lucas”, “que tem tendência de aumento nos casos de chikungunya e vírus respiratórios, ao contrário do Estado”, destacou Souza Neto.

Ainda segundo o técnico do Cievs, a pasta oferece ferramentas práticas para melhorar a vigilância, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. “É importante a manutenção das ações e a capacitação dos médicos e enfermeiros para evitar o aumento dos casos e óbitos na cidade”. De acordo com o de Arboviroses da secretaria, Mato Grosso registrou 28,4 mil casos e 47 óbitos confirmados por chikungunya em 2025, além de 17,2 mil casos e 13 óbitos para dengue. Em Lucas do Rio Verde, foram registrados 129 casos por chikungunya, além de 116 casos e um óbito por dengue este ano.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde reduzirá demanda de ressonâncias com serviços terceirizados em Nova Mutum

A prefeitura iniciará, dia 23, processo de credenciamento a...

Campanha de doação de sangue será neste sábado em Peixoto de Azevedo

O hospital regional de Peixoto de Azevedo realizará, no...

Matupá credenciará médicos para aprimorar atendimentos hospitalares

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) iniciou...
PUBLICIDADE